quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Casamento. Hein?

Dizem que casar e constituir uma família é o sonho de toda mulher.

Bom, eu definitivamente nunca sonhei com isso, mas aqui as pessoas costumam levar isso bem ao pé da letra.

Frequentemente acordo (às 5h da manhã) com as meninas do internato falando sobre os detalhes de um casamento que nem noivo tem ainda.

Outro dia fui comprar um hambúrguer com a tia aqui da rua, e ela começou a me perguntar se eu era casada, e disse que tinha idade pra ser.

Já me perguntaram também se eu ia casar aqui em Moçambique, e se já tinham me apresentado um pretendente.

A Sara já foi pedida em casamento, e o Nuno também recebeu uma proposta.

A Thais então, passou por situações inéditas quanto à isso: quando disse que namorava há 7 anos e não era casada nem tinha filhos, a mulher, assustadíssima, indagou: “Tu namora há 7 anos, não casou e não deu filhos pra ele, E ELE NÃO TE DEVOLVEU AINDA?”

Mas o que vivemos nos questionando, e de fato até hoje não entendi muito bem, é com relação à fidelidade. Algumas mulheres afirmam que homem pra ser homem, tem que ter mais de uma mulher. As meninas do internato têm vários namorados de cada... Enfim...

Há todo um ritual de apresentação, noivado e casamento, que a principio me fez imaginar o quão importante isso é para eles, mas com o tempo percebi que por trás do conto de fadas, é tudo bem mais complicado. E isso talvez responda porque é tão difícil controlar a AIDS/HIV e outras DSTs.

A mudança precisa vir com urgência, mas infelizmente essa cultura é tão forte, que não vejo uma previsão para que ocorra. Uma das partes tristes da realidade Moçambicana.

Nenhum comentário: